Lançamento do livro Saúde Única: uma visão sistêmica

01/05/2021 11:10

O livro Saúde Única: uma visão sistêmica será lançado no VI Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território e VI Encontro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária do Sul do Brasil-SIPA, no dia 26 de maio, às 19h50.

A obra organizada pelo professor Álvaro Menin (UFSC), conta com a participação de profissionais de diversas instituições como professora Dra. Adriana Borsa  (UFMT), Manoela de Leon Nobrega Reses (UFSC), Pesquisadora Dra. Carolina Reck (VERTA), Professor José Francisco Ghignatti Warth (UFPR), e as Médicas Veterinárias Paloma Moraes Lobo (Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  Amábilli de Souza Rosar (Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociência da UFSC, ex-aluna do Curso de Medicina Veterinária da UFSC) e Júlia Meira (Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária pela UNESP, ex-aluna do Curso de Medicina Veterinária da UFSC).

A apresentação do livro aponta que o conceito de Saúde Única (One Health) trata a “saúde humana ou coletiva, saúde animal e saúde ambiental integradas de forma sistêmica e interdependentes que nos permite existir ou coexistir e ao mesmo tempo ‘evoluir’. Neste contexto, ‘One Health’ não pode ser tratado apenas como projeto técnico-apolítico, mas sim, deve ser alcançada através de discussões filosóficas, políticas, sociais e econômicas que permitam a gestão igualitária dessas perspectivas”.

 

Mais informações sobre o lançamento aqui.