Atividades Complementares

Atividades Complementares

A Resolução N°  017/CUn/97/UFSC determina que os cursos poderão ter o máximo de 120 horas-aula de atividades complementares.

Estão previstos para o curso de Medicina Veterinária o cumprimento de 6 créditos que correspondem a 90 horas (108 horas/aula) em atividades complementares.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), as atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação em Medicina Veterinária e as Instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância.

Segundo as DCNs, podem ser reconhecidos: Monitorias e Estágios, Programas de Iniciação Científica, Programas de Extensão, Estudos
Complementares e Cursos realizados em outras áreas afins. Será acrescido no regimento das atividades complementares e no Projeto do curso de Medicina Veterinária da UFSC: É aconselhável que estas atividades sejam realizadas de forma gradual a partir da segunda fase do curso, com carga horária equivalente a um crédito, ou 18 horas aula por semestre.

As atividades complementares e suas respectivas pontuações estão relacionadas a seguir e podem ser de caráter técnico-científico, culturais ou esportivas, que podem ser modificadas pelo Colegiado do Curso de Medicina Veterinária.

A validação destas atividades será feita por comissão constituída por professores designada pelo Colegiado do Curso de Medicina Veterinária. Esta comissão adotará os valores descritos abaixo para pontuar as atividades válidas. Somente será considerada, para efeito de pontuação, a participação em atividades desenvolvidas a partir do ingresso do aluno no Curso.

Poderão ser validadas como atividades complementares:
1- Representação estudantil em órgãos colegiados na UFSC (período mínimo de 06 meses): mínimo e máximo de 1 crédito.
2- Integrante de órgãos estudantis e Centro Acadêmico (período mínimo de 12 meses): mínimo e máximo de 1 crédito.
3- Exercício da mobilidade acadêmica e participação em programas de intercâmbio: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
4- Participação na Comissão Organizadora de eventos científicos com carga horária mínima de 20 horas (uma participação): mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
5- Participação em cursos com carga horária mínima de 8 horas ofertada pela UFSC ou outras instituições: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
6- Monitoria por disciplina registrada na PREG: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
7- Publicação de trabalhos em periódicos científicos: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
8- Publicação de trabalhos em anais de congressos (1 crédito por evento): mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
9- Participação em eventos técnico-científicos como: congressos, seminários, palestras, incluindo aqueles por vídeo conferência: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
10- Participação em eventos artísticos, desde que represente oficialmente a UFSC: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
11- Participação em eventos esportivos, na condição de atleta, desde que represente oficialmente a UFSC: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
12- Estágios não-obrigatórios com carga horária mínima de 20 horas (em empresas, instituições de pesquisa, instituições de ensino superior, ONGs e outros na área de formação do aluno): mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
13- Seminários interdisciplinares: mínimo de 1 e máximo de 2 créditos por atividade.
14- Participação em projetos de pesquisa ou extensão, na condição de bolsista ou voluntário (período mínimo de 06 meses): mínimo de 1 e
máximo de 3 créditos por atividade.

Baixe aqui a Planilha para Simulação – Atividades Complementares