Sobre o curso de Medicina Veterinária
Perfil do curso:
O Curso de Graduação em Medicina Veterinária é destinado à formação de Médicos Veterinários, em um período mínimo de cinco anos (dez semestres) e no máximo oito anos (dezesseis semestres).
A missão do curso de Medicina Veterinária é fornecer ao profissional os conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à produção animal e de alimentos, saúde animal e de forma ambientalmente consciente, numa perspectiva de educação de excelência pública e gratuita, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural.
O curso de Medicina Veterinária da UFSC visa ser referência dentre as suas áreas de abrangência, formando profissionais-cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva, social e ambientalmente equilibrada.
Objetivo Geral
Formar Médicos Veterinários diferenciados com cunho generalista, sólida formação teórico-prática, com domínio dos instrumentais e com capacidade analítica que facilite o aprendizado de novas técnicas e visão crítica da realidade. O egresso será um profissional apto à tomada de decisões habilitado para atuar em qualquer área do mercado de trabalho.
Objetivos Específicos
Contribuir para a formação de um profissional comprometido com a realidade social e com a busca de soluções para os problemas de modo crítico e transformador.
Fornecer suporte técnico, teórico e prático que possam embasar o profissional da natureza crítica e investigativa para a produção e difusão do conhecimento científico.
Formar o Médico Veterinário pesquisador, através da integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da articulação do conhecimento cientifico-acadêmico com a realidade em que se insere.
Dar ao Médico Veterinário uma orientação humanista (forma de ser); uma formação intelectual (saber); e proporcionar o desempenho de suas atividades de forma eficiente, criativa e ética (saber fazer).
Áreas de atuação:
Conforme a Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina Veterinária (Resolução N 1/2003 CES/CNE), o Médico Veterinário terá conhecimento teórico e habilidades para atuar nas seguintes áreas:
1. Clínica e cirurgia de animais em todas as suas modalidades.
2. Inspeção e fiscalização sob o ponto de vista higiênico, tecnológico e sanitário de produtos de origem animal.
3. Ensino, planejamento, direção, coordenação e execução técnica da inseminação artificial, biotecnologia e fisiopatologia da reprodução.
4. Estudo da aplicação de medidas de saúde pública, no tocante às zoonoses.
5. Exames zootécnicos, laboratoriais e pesquisas ligadas às áreas de biologia geral, zoologia e bromatologia.
6. Pesquisa, planejamento, direção técnica, fomento, orientação, execução e controle de quaisquer trabalhos relativos à produção animal.
7. Regência de cadeiras ou disciplinas Médico-Veterinárias, bem como direção das respectivas seções e laboratórios.
8. Direção técnica e sanitária dos estabelecimentos industriais, comerciais ou de finalidade recreativa, relacionados aos animais domésticos ou selvagens de cativeiro ou de vida livre ou de produtos e subprodutos de origem animal.
9. Realização de perícias, elaboração e interpretação de laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária.
10. Assessoria técnica aos diversos órgãos da administração pública federal (Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência e tecnologia, dentre outros), no país e no exterior, no que se refere a assuntos relativos à produção e à indústria animal.
11. Relacionamento com os diversos segmentos sociais e atuação em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social.