Docente de ITPOA participa do I Seminário das Comissões Nacional e Regional e Higiene Alimentar do Sistema CFMV/CRMVs

22/05/2023 09:13

Na última quinta-feira (18 de maio de 2023), o Professor Rogério Manoel Lemes de Campos, da área de ITPOA, representou o Curso de Medicina Veterinária no I Seminário das Comissões Nacional e Regional e Higiene Alimentar do Sistema CFMV/CRMVs, realizado de forma híbrida.

Após a abertura foi proferida a palestra “ Queijos Minas Frescal e Queijos Artesanais de Minas Gerais e Selo Arte”, pelo Med. Vet. André Almeida Santos Duch (Instituto Mineiro de Agropecuária), seguindo-se da palestra Fraudes em Produtos de Origem Animal, proferida pela Profa. Dra. Sibelli Passini Barbosa Ferrão (Centro de Estudos do Leite da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Itapetinga/BA).

Seguindo-se a estas duas palestras, foi iniciada uma mesa redonda, sendo precedida pro fala do Presidente do CFMV Med Vet Francisco Cavalcanti de Almeida que apresentou demandas em discussão com Deputados Federais e novas Resoluções Normativas para o exercício Profissional. A mesa redonda discutiu diversos pontos sobre os temas das palestras, concluindo com a seguinte prerrogativa: “O mais importante na inspeção e fiscalização de POA é a Saúde Pública”.

No turno da tarde ocorreram mais duas palestras: “Combate a clandestinidade com ações integradas”, proferida pelo Med Vet André Sandes Moura (Fiscal da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas e Fiscal Sanitarista da Coordenação de Vigilância Sanitária de Maceió) e “Aplicação da análise de risco na inspeção ante e post mortem”, ministrada pela Med Vet MSc. Elenita Ruttscheidt Albuquerque (Auditora Fiscal Federal Agropecuário). Novamente após as palestras ocorreram discussões com a participação dos ouvintes.

O Prof. Rogério Campos ressaltou a importância de eventos como este destinados a uma área de importância para a Medicina Veterinária.